A VERDADE SOBRE COMO PERDER GORDURA ABDOMINAL

Provavelmente você já ouviu dizer que a maior dica de como perder gordura abdominal é através dos exercícios. Entretanto, como isso pode ser verdade se a realidade de muitas pessoas é continuar coma gordura visceral mesmo se exercitando? Muitas vezes é pior ainda, pois a barriga fica definida, mas o montinho continua ali. Você já parou para se perguntar por que isso acontece?

A verdade é que muito disso é por conta da própria genética de cada pessoa, então quem tem o histórico familiar de ter a tal ‘’barriguinha de chopp’’ muito dificilmente conseguirá uma barrica plana e completamente chapada.

barriga sarada e emagrecer

Parte do que você vai conseguir alcançar é dado se você for realista consigo mesmo e não se decepcionar se não chegar no resultado dos sonhos, afinal cada corpo é diferente e reage de formas distintas para cada tipo de estímulo – mas isso não quer dizer que é impossível perder a barriguinha e criar abs.

Tendo isso em mente, saiba abaixo como perder gordura abdominal de forma realista.

  • Cada corpo é um corpo e todo mundo tem gordura.

Em primeiro lugar, todo mundo tem gordura. Tanto a camada de gordura subcutânea, que fica apenas sob a nossa pele que ajuda a isolar termicamente o corpo e a gordura visceral mais profunda, que reveste e protege seus órgãos. Isso mesmo: você deve ter gordura da barriga. Mas a quantidade de gordura que você tem e como ela é distribuída tem mais a ver com a genética do que o seu treino ou dieta.

Homens e mulheres distribuem a gordura visceral de formas distintas, sendo que as mulheres possuem cerca de 11% a mais de gordura que os homens, ficando mais localizadas nas pernas, coxas e quadris (daí o tal culote), e para homens ficando mais localizado na região da barriga (daí a barriguinha de chopp).

E, infelizmente para as mulheres, devido ao hormônio estrogênio, é mais difícil perder essa gordurinha localizada pois ele ‘’segura’’ a gordura no corpo.

Então, antes de começar a seguir dietas e treinos específicos de como perder gordura abdominal, conheça o seu caso e saiba sua predisposição para acumular esse tipo de gordura.

  • A chave está na sua alimentação

Sim, fazer exercícios é muito bom e se forem localizados melhor ainda, entretanto, sinto informar que não é apenas fazendo abdominais todos os dias que você vai queimar gordura abdominal.

Digamos que você se exercite 60 minutos por dia, então o que acontece com as 23 horas restantes que você não está se exercitando? Você precisa comer direito se quiser saber de fato como perder gordura abdominal.

Invista em cardápios ricos em combinações de vegetais, fibras, sementes, frutas, nozes, feijão, produtos lácteos de baixo teor de gordura e proteína magra como aves, ovos e peixes para uma dose extra de ácidos graxos ômega-3.

Estudos mostram que quando você tem uma dieta rica em grãos inteiros – e caloria controlada – que você pode eliminar a gordura da barriga.

Mas cuidado, muitas pessoas comem certinho mas exageram muito nas porções e acabam produzindo ainda mais gordura. Seja esperto e saiba limitar a ingestão desses alimentos, procure uma nutricionista se quiser estiver com dúvidas a respeito do quanto e o que comer diariamente.

  • Respire fundo

Estudos recentes apontaram que a elevação dos níveis de cortisol (hormônio liberado durante momentos de estresse) está diretamente ligada ao aumento da gordura abdominal. Se você quer saber mesmo como perder gordura abdominal, além de manter bons hábitos alimentares e fazer exercícios que elevem sua frequência cardíaca, você precisa aprender a controlar suas emoções, especialmente em momentos de estresse.

A prática do yoga ou da meditação são boas dicas para aprender a ter esse controle.