O que é independência financeira?

Um raciocínio errado que eu costumo ouvir por aí e que me irrita bastante é a idéia de que ser financeiramente independente se resume a ter muito dinheiro, a ser “rico”, pelos padrões normais. Essa concepção denota que essa pessoa realmente não entende nada sobre como o dinheiro funciona. Para entender o que significa ser realmente independente financeiramente precisamos compreender bem primeiro o significado da palavra independente.

Ser independente significa não precisa se preocupar com uma determinada situação, não estar mais preso a absolutamente nada, enfim, ser verdadeiramente livre. Quando começamos a aplicar esse conceito à idéia de independência financeira fica bem fácil entender o porquê que simplesmente ter muito dinheiro ou ganhar muito dinheiro não garante que álguem irá atingir essa independência.

renda passiva

A primeira grande questão é que se você tem que trabalhar constantemente pelo seu dinheiro, ou seja, se você troca tempo por dinheiro, então não importa o quanto você ganhe você não é exatamente rico e nem independente. A razão para isso é bem simples, primeiro você esta preso ao seu trabalho, você tem que todo dia dedicar parte do seu tempo a ganhar o seu dinheiro. Em segundo lugar, se você parar de trabalhar não poderá se sustentar. Não importa quanto dinheiro você tenha acumulado, uma hora ele irá acabar, e você será obrigado a voltar a trocar horas por dinheiro, o que basicamente significa que você não comanda a sua própria vida.

Por isso, um conceito muito mais inteligente de independência financeira, ou melhor, o verdadeiro conceito de independência financeira é aquele que a considera atingida no momento em que a renda que você gera passivamente a partir de seu patrimônio é consideravelmente superior aos seus gastos. Somente quando você chega nesse nível é que pode se libertar verdadeiramente de ter que gastar horas de seu dia para ganhar dinheiro e ser realmente livre. Essa concepção é diametralmente oposta à que a maioria das pessoas tem e, sem dúvida nenhuma, muito mais realista.