Porque parece tão difícil ter sucesso investindo?

Em meu último artigo, nos conversamos um pouco sobre como o tesouro direto pode ser uma melhor oportunidade de investimento para muitas pessoas, muito embora grande parte das pessoas “torça o nariz” para esse tipo de aplicação. Aqui falaremos sobre algo mais amplo, algo que, independentemente do mercado no qual você irá investir, é necessário que você tenha, sob pena de simplesmente não conseguir obter retorno algum em cima dos seus investimentos.

Essa característica é a frieza na tomada de decisões e, acredite ou não, é o fator mais importante para que você obtenha sucesso ao investir e possa, algum dia, dizer que você efetivamente é um verdadeiro investidor de sucesso, e não adianta ficar estressado ou dar chilique quando alguma coisa inesperada ocorre no mercado financeiro. De todo modo, devemos pensar no seguinte: uma das coisas que mais nos ajuda nessa questão é poder obter algo de maior valia a longo prazo.

frieza do investidor de sucesso
Sim, você deve ser frio como um iceberg!

Toda vez que algo de ruim ocorrer no mercado, você deve pensar qual é a melhor oportunidade que você pode obter com aquilo. Muitas pessoas ficam tão estressadas com o que encontram que nem param para observar o ambiente e notar que há alguma grande oportunidade escondida.

Muitas vezes, com uma queda repentina de uma ação por exemplo – que pode lhe dar um bom prejuízo caso você esteja comprado naquela ação – pode na verdade significar um grande oportunidade para ganhar dinheiro no sentido de que pode representar apenas o início de um movimento mais amplo de queda naquele ativo, o qual você poderá prontamente aproveitar realizando uma boa estratégia de venda a descoberto do ativo em questão. Assim, é possível notar como uma ocorrência que era negativa pode ser transformada em algo positivo com a mentalidade correta.