Tipos de texto para Redação!

Você sabe a diferença entre uma narração, dissertação, estilos jornalísticos, crônica, discurso, comentário, carta(ou e-mail) ou verbete?

Não? Então comece já a entender as diferenças para conseguir tirar a nota máxima na redação e conseguir a redação nota 1000 para ontem!

o texto narrativo é aquele que conta uma historia, fatos que envolvem personagens em um contexto. O autor pode seguir alguns passos básicos: descrever determinada situação ou ambiente, apresentar um ou mais personagens, introduzir um fato ou conhecimento que envolva ou afete nesse ambiente ou situação e por um desfecho para a historia.

A dissertação é o tipo mais solicitado nas provas! Prestem a atenção, trata-se de expor uma ideiam um problema ou um questionamento, desenvolver um raciocínio com base em argumentos e apresentar uma consideração final!

Estilos jornalísticos são como reportagens, editoriais e artigos, estes são os principais gêneros… em um jornal ou revista, a reportagem se destaca dos demais gêneros: a reportagem procura trazer um discurso objetivo, narrativo, descritivo e não opinativo, enquanto os outros dois são textos opinativos!

redação

A crônica é o gênero literário que talvez é utilizado por articulistas da imprensa. Assim como o conto, é um gênero por excelência narrativo, que aborda situações ou fatos do cotidiano. É MAIS coloquial que o dissertativo, mas não dispensa a norma padrão da língua! Tome cuidado!

Os outros gêneros irei discutir em textos futuros, mas agora posso recomendar que estudem bem a dissertação! Na historia do ENEM dificilmente uma redação foi diferente deste tema, no máximo existe a opção para outro tipo, mas sempre ha a dissertação! Boa sorte!